1 de fev. de 2011

DL2011 - Mozart: O Grande Mago

Mozart: O Grande Mago
Nesta inédita saga, Christian Jacq, autor do megassucesso Ramsés, narra a aventura espiritual e a vida secreta de uma grande personalidade artística. 
Com apenas sete anos, Wolfgang Amadeus Mozart não só já havia feito longas viagens, mas também se apresentara em Praga, Viena e Frankfurt. Criança-prodígio, Mozart compunha para "descobrir as notas que se atraem". Esse menino tinha um segredo que lhe dava forças quando se sentia muito cansado, um tesouro só dele.
Mozart: O Grande Mago é uma jornada eletrizante na vida do maior compositor de todos os tempos. Uma aula de cultura e erudição, uma história fascinante ao mesmo tempo acessível e com um ritmo de narrativa no tom certo.

Sobre a Série Mozart: Desde os 13 anos, quando o então jovem francês Christian Jacq definiu sua vocação e decidiu que seria escritor, Mozart faz parte de seu universo. Ouvindo suas composições e estudando o Egito Antigo, descobriu o quanto essas duas forças da arte estavam conectadas. A série Mozart retrata, em forma de romances históricos, a aventura espiritual e a vida de um dos maiores gênios da História. O volume 1, Mozart " O grande mago, descreve a descoberta da música em sua vida e sua ligação com a franco-maçonaria. O segundo livro da série, Mozart " O filho da luz, trata da criação, do nascimento das composições que se tornariam eternas e mundialmente conhecidas. A ligação com a franco-maçonaria ganha destaque em sua vida e As bodas de fígaro estão a caminho. No volume 3, Mozart " O irmão do fogo, mergulha nos rios maçônicos e obtém inspiração para compor duas grandes óperas. Apaixona-se, torna-se pai e dá início a uma carreira promissora, mas o iluminado compositor é pego por sombrias ameaças. No quarto e último volume, Mozart " O amado de Ísis, ele finalmente atinge o auge de sua criação artística: compõe sua grande obra, A flauta mágica. Entretanto, seus inimigos não lhe dão trégua. A prova suprema se aproxima, e Mozart tem de testar sua grandiosidade perante as dificuldades.

Christian Jacq como sempre é muito meticuloso, entremeando fatos históricos e reais com ficção. Mas você leitor, com certeza não vai saber o que é real e o que é suposição.

Eu li apenas o volume 1 desta série de 4 livros e fiquei encantada. Sempre fui apaixonada pela música vibrante e enlevada de Mozart. Outra grande paixão minha sempre foi o Egito Antigo. Quando li Ramsés e A Pedra da Luz, Jacq já conseguiu me transportar para o Egito. Lendo Mozart me senti acompanhando ele desde menino até o início de sua vida adulta não apenas fisicamente, mas espiritualmente.

Mozart morreu muito jovem e em uma época que não era valorizado como hoje. Talvez se tivessem escrito uma biografia dele naquela época não teriam apreciado pequenos detalhes da sua construção de caráter e musicalidade como fez Christian Jacq.

Acompanhando pequenos concertos e sonatas criadas por Mozart desde a infância, vamos conhecendo as dificuldades e a genialidade do grande músico (mago, mestre, prodígio).

Com um trabalho primoroso de resgate de obras desconhecidas e inacabadas, Jacq desfia uma história cheia de problemas de um ser humano genial que nasceu com uma missão: transformar a música em uma mensagem mundial.

A-M-E-I acompanhar Mozart neste primeiro volume e, com certeza, quero ler os próximos 3 para saber como continua esta história linda.

A única coisa chatinha da história é acompanhar a história maçônica. Não que a maçonaria seja enfadonha, até acho fascinante, mas a história em si é sobre poder e sobre pessoas que utilizavam poderes e mistérios para se manter no topo. 

18 comentários:

naomi disse...

legal saber que christian jacq escreveu essa bio romanceada, só conhecia a série ramsés.

Mônica disse...

Nossa, Mozart era (é) o máximo e ler este livro deve ter sido mesmo prazeroso. Mas nunca li nada de Christian Jacq, mas depois deste post vou ter que ler,bj

Anônimo disse...

Eu nao conhecia esta se'rie, ams fiquei muito curiosa com a sua resenha. Vou anotar ... Beijos

Unknown disse...

Eu tb não conhecia,mas me parece bastante interessante. muito cool saber que podemos conhecera vida de grandes nomes atrav´s da literatura. Parabens!!

Unknown disse...

Sou da turma das que não conheciam esse livro, mas anotei no caderninho. Nem sou muito fãs de bios, então uma romanceada é a solução! E ainda mais sobre o gênio Mozart.

Mi Müller disse...

Nunca li nada deste autor, mas sempre ouço falar super bem dele. Já Mozart é figurinha tarimbada por aqui, adoro. Vou colocar este livro nas minhas futuras leituras, gostei demais do que tu falastes sobre ele na resenha.
estrelinhas coloridas...

Mog disse...

Oie. Nossa sempre que vejo esse livro na livraria fico com muita vontade de ler. Já li o 1º volume de Ramsés e gostei bastante.

Adorei a sua resenha.
Dá uma passadinha no meu blog quando puder. Logo postarei a resenha da biografia do Chaplin que eu li.
:D inté

http://moguniversitaria.blogspot.com/

disse...

Ei Medéia,

Você abriu com chave de ouro o mês de fevereiro no DL.
Começamos bem com MOZART. Que história fascinante. Parabéns pela escolha e pela resenha.

Abs, Rê

Vivi disse...

Há muito que estou louca para ler esse livro, e a história dos maçons muito me interessa. Legal ter nos repassado esse dado. Valeu, queridaça!

Beijocas
Vivi

Unknown disse...

Oi Medéia!

Não conhecia essa obra/série - o autor já tinham me indicado, parece excelente ... vai para a lista.

Abs

Izabela Santos disse...

Não conhecia a coleção, mais tenho curiosidade de saber a vida de Mozart, já entrou para minha lista.

Bjs, Iza :)

Lully's disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lully's disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lully's disse...

Incrível, realmente não fazia ideia de tal coisas sobre Mozart, muito instigante.
Parabéns, ótimo trabalho!

Roberta Costa disse...

Não se fazem mais grandes gênios como antigamente

Nathália Pedroza disse...

Fascinanrte, e eu quero ler...
Sua resenha ficou muito boa, me deu uma vontade enorme de ler esse livro...

Vivi disse...

Eu não conhecia esta saga e fiquei bastante interessada. Já li toda a saga de Ramsés e adorei a narrativa de Christian Jacq, infelizmente não tive a oportunidade de ler mais nada dele, mas já vou incluir na minha lista esta.
Adorei a resenha

Kézia Lôbo disse...

Otima escolha... Mozart é demais....
A resenha está otima!