16 de mai. de 2011

Guerra dos Tronos - George R.R. Martin

Este é o tipo de livro que vem com aquela musiquinha de início de filme de cinema antes de você começar a ler.

É um ÉPICO com todas as letras maiúsculas.

George R.R.Martin é um escritor de ficção científica, terror e fantasia e também roteirista de séries como A Bela e a Fera (aquela com a Linda Hamilton - a Sarah Connor do Exterminador do Futuro) e Além da Imaginação (remake da Twilight Zone da década de 60).


Antes de falar do livro, vou dizer que o cara sabe mesmo pensar cinematograficamente. Isto dá uma idéia de como a história se passa e como se descreve.

Os críticos estão chamando Martin de o novo Tolkien e não é sem razão. As Crônicas de Gelo e Fogo lembram o estilo do Senhor dos Anéis e ao mesmo tempo inovam trazendo para este mundo criado por Martin um visual medieval e de ficção científica ao mesmo tempo.

Serão ao todo 7 livros, dos quais 4 já foram lançados e 2 lançados aqui no Brasil: A Guerra dos Tronos e A Fúria dos Reis. E, como não podia deixar de ser, pois afinal já ouvimos a musiquinha de cinema no início, está virando filme, em forma de série produzida (é claro) pela HBO. E eu estou acompanhando a série, que por enquanto está fiel até demais ao livro. Cada livro será uma temporada da série.

George R.R. Martin foi procurado pela indústria do cinema para transformar em filmes seus livros, mas optou por séries, uma vez que em filmes americanos há uma limitação de cenas de violências e porque muitas coisas são "cortadas" do texto original para encaixar em 2 horas de filmes. E é impossível fazer UM filme do livro A Guerra dos Tronos.

Mas vamos à história...

Assim como em Senhor dos Anéis, temos mapas para nos situar na história e uma árvore das maiores Casas (famílias). Cada Casa é representada por algo - um animal ou um objeto, ou uma planta. A principal Casa é Stark representada por um Lobo Gigante em um Campo de Neve.

Lorde Eddard Stark é o líder da Casa Stark, protetor do Norte dos Sete Reinos. Casado com Catelyn Tully (Casa dos Tullys, entre o Norte e Sul, representada por um Peixe Negro), tem 5 filhos legítimos (Robb, Sansa, Arya, Brandon e Rickon) e um bastardo, Jon Snow. Robb e Jon regulam de idade e são dois jovens guerreiros adolescentes, um pronto para assumir o lugar de seu pai e o outro pronto para receber qualquer atenção que seu pai possa lhe dar. É claro que a mulher de Eddard não gosta do bastardo, e o quer o mais longe dali.

Eddard é homem de confiança do Rei Robert Baratheon (Casa do Sul representada por um Veado). Amigos de infância, Ed e Robert seriam cunhados se a irmã de Ed não tivesse morrido (uma morte dolorosa na mão do filho do antigo rei). Eles estiveram juntos na rebelião que expulsou o Rei Louco, Aerys Targaryen (Casa do Sul representada por um Dragão) do trono e que colocou Robert  como rei.

Nesta luta, morreram o pai, a irmã e o irmão mais velho de Eddard (por isso ele herdou as terras dos Stark, Winterfell,  e a noiva do irmão - Cat). Morreram também o Rei Aerys e seu filho, e seus dois filhos menores foram exilados no além-mar (Viserys e Daenerys).

O rei foi morto a traição por um guarda seu, Jaime Lannister (Casa do Sul, representada por um Leão), irmão gêmeo da atual rainha, casada com Robert, Cersei. Cersei tem 3 filhos com Robert e mantém um caso secreto com seu irmão gêmeo, Jaime.

É uma história sobre traições, ambições e muita luta por poder. Ninguém é completamente bom, ninguém é ruim por completo (tem uns bem malvadinhos, mas é tudo por ambição ao trono). Enquanto a família Stark se envolve neste lodo de ambição e se separa aos poucos, acompanhamos também o inverno chegando.

O inverno e o verão nos Sete Reinos não dura  como o nosso. Podem durar anos e até décadas. Mas ao norte, onde fica Winterfell as terras são mais frias e os Sete Reinos são separados por uma muralha das terras onde foram banidos seres e criaturas que ninguém viu, mas que contam nas histórias de terror para crianças. Estas criaturas são mitos mas muito reais e os Patrulheiros da Noite são os únicos que guardam a muralha e protegem as pessoas do reino. Os Patrulheiros da Noite (onde vai parar o bastardo de Ed, Jon Snow) são um grupo que promete se dedicar somente a esta proteção da muralha. Não se casam, não tem filhos e trabalham na muralha até a morte (natural ou não). E como dizem os Stark, o inverno está chegando, e com ele um mal que ninguém viu em centenas de anos.

Ao sul, no além-mar, os Targaryen estão querendo voltar e retomar o trono. Viserys é um sem-noção que se acha um dragão, um rei poderoso e que todos devem obedecer. Ele vende sua irmã Daenerys a um guerreiro que mais parece um ogro, líder de um clã de cavaleiros saqueadores, em troca de ter um exército para retomar seu trono. Mas este líder Khal Drogo é um bárbaro. Seu bando saqueia, estupra e mata como lhe convém. Suas mulheres são tomadas como cadelas e não tem voz nem vontade própria. E Daenerys tem apenas 13 anos. Mesmo assim, aos poucos ela consegue conquistar seu marido e vai cada vez mais se afastando do jugo de seu irmão (louco, louco).

E no meio de tudo temos uma briga de cachorros grandes: Lannisters, Tullys, Starks e Baratheons, todos lutando pelo trono. Sem saber o que acontece no extremo norte (além da muralha) e sem saber das pretensões dos Targaryen (no além-mar). Em algum momento tudo isto vai se encontrar e vai ser um Deus nos acuda. Mas isto não acontece no Livro 1 e eu tô loquinha para ler o Livro 2 (minhas economias vão se espremer para compra-lo).

Um destaque que tenho que fazer é Tyrion Lannister, irmão dos gêmeos Lannister. Ao contrário de seus irmãos que são lindos e maravilhosos, Tyrion é um anão deformado, mas com um cérebro afiadíssimo. É o humor da história e ao mesmo tempo é um drama. Sempre tentando parecer um Lannister, ser reconhecido, mas sempre levando coices do pai e dos irmãos. Mesmo assim todos são fiéis uns aos outros quando precisam.

Outro destaque é para os lobos gigantes, animal que representa a Casa Stark. Ed encontra uma loba morta com 6 filhotinhos, 4 machos e 2 fêmeas, sendo um deles albino. Coincidentemente Ed tem 4 filhos e 2 filhas. E o albino é logicamente destinado a Jon Snow, o bastardo. Cada um tem seu lobo gigante e cada lobo gigante tem seu papel na história enquanto defendem os filhos de Ed.

Apesar de ter contado muito, da história principal não contei nada que seja importante, porque vale a pena ler cada detalhe deste grande épico que com certeza vai ficar na história assim como O Senhor dos Anéis.

Recomendo muito mesmo!!!!!!!!!

Nenhum comentário: