27 de mar. de 2011

DL2011 - Alexandros - O sonho de Olympias

Aléxandros: O sonho de Olympias
Valerio Massimo Manfredi

Aléxandros é a história do jovem e belo príncipe da Macedônia que seria um dia conhecido como Alexandre, o Grande, pelas numerosas conquistas no mundo antigo. Nascido em meados do século IV a.C., filho do rei Filipe II e de Olympias, princesa de Epiro, ele cresce na corte cercado por jovens de sua idade e é educado de acordo com as tradições da dinastia, com ênfase na coragem, força de espírito, resistência à dor, ao frio, ao cansaço e à fome.

Esta coleção foi um achado. Um épico sobre um homem que mudou o mundo, em forma de trilogia, que estava (e ainda está) com um preço de banana.
O autor consegue escrever em uma linguagem contemporânea e atraente sobre a vida de Alexandre, o Grande. História e ficção se mesclam de um modo fascinante e de fácil leitura. Comecei a ler e não consigo parar.
Neste volume 1, acompanhamos a infância de Alexandre até o início de sua vida adulta, a morte de seu pai Filipe e o início de seu reinado.
Filipe o rei macedônio, pai de Alexandre, era um rei guerreiro, bárbaro e invasor, que pretendia apenas aumentar seus domínios. Mas percebemos que ele tinha um visão muito longa. Ele criou Alexandre para ser rei, guerreiro, mas antes de tudo culto.
Acompanhamos o nascimento de Alexandre e as profecias e mistérios “sobrenaturais” que acompanharam seu nascimento. Sua infância entre o vigoroso pai e a mãe amorosa, mas extremamente cheia de tramas e melindres. A separação gradual de seus pais, os casos amorosos do rei Filipe, o amor filial de Alexandre e Cleópatra, sua irmã mais nova e, o que mais gostei, dos estudos de Alexandre com Aristóteles. Este período, em que a formação de Alexandre estava sendo feita, além dos treinos de luta e táticas de guerra, ele aprendeu com grandes mestres, como Aristóteles, a apreciar grandes obras, pinturas, esculturas e o estudo das ciências naturais. Fez grandes e fiéis amigos (entre eles Heféstion, que o filme fez de amante, mas no livro não parece nada disto) e construiu um caráter nobre e justo.
Eu realmente gostei do livro, da forma como foi escrito e dos detalhes históricos contados. Sou muito fã de história contada em forma de romance e estou adorando acompanhar a vida de Alexandre, o grande rei da Macedônia.
Recomendo mesmo! Boa pedida para um épico.

Um comentário:

Vivi disse...

Eu vi esse livro sendo vendido baratinho na Submarino, mas fiquei com medo de comprar e não gostar. Pelo visto, calculei mal. Como sempre, você está arrebentando no DL!

Beijocas