4 de jan de 2011

DL2011 - Crônicas do Mundo Emerso

Licia Troisi é uma jovem escritora romana, formada em física e astrofísica, que adora literatura fantástica e mangás. Escreveu um total de 9 livros, dos quais 5 já foram publicados no Brasil. Todos eles baseados no mesmo mundo criado por ela: o Mundo Emerso.

Para o início do Desafio Literário 2011, que é de literatura infanto-juvenil, eu me propus ler os cinco livros já publicados no Brasil. E vou começar resenhando os três primeiros, que formam a trilogia Crônicas do Mundo Emerso.

O primeiro livro “A Garota da Terra do Vento” nos apresenta não só ao Mundo Emerso, mas a Nihal, a garota do título do livro. Nihal é filha de um ferreiro da Terra do Vento, Livon, e passa seus dias entre as torres da cidade, seguida por garotos que a idolatram, “brincando” de ser guerreira. O detalhe é que ela realmente treina e pretende ser uma grande guerreira.

Nihal conhece sua primeira derrota em uma luta com Senar, um jovem mago, e decide que precisa aprender magia para tornar-se uma guerreira melhor. Seu pai então a apresenta a Soana, sua tia, conselheira do Conselho dos Magos do Mundo Emerso. Nihal inicia então suas aulas de magia e aos poucos cria laços de amizade sincera com Senar.

O Mundo Emerso está em guerra contra um vilão chamado de Tirano, que utiliza seres malignos criados por ele chamados fâmins e outros seres de diversas raças (humanos, gnomos, entre outros) que compõem suas hordas cruéis.

E então a guerra chega à Terra do Vento e as tropas de Tirano invadem e queimam a cidade inteira. Livon morre nas mãos dos fâmins tentando proteger Nihal e a garota tem sua primeira luta de verdade com a espada de cristal negro que seu pai lhe havia dado.

Soana, Senar e Nihal então fogem da Terra do Vento, em busca das tropas aliadas. Nihal conhece Fen, um Cavaleiro de Dragão e, além de se apaixonar, decide tornar-se também um Cavaleiro de Dragão e lutar contra as tropas do Tirano.

Mais do que isto e vou contar muitos detalhes do primeiro livro.

No segundo livro, “A Missão de Senar”, acompanhamos o jovem mago, agora um conselheiro e embaixador do Mundo Emerso, em sua busca pelo Mundo Submerso. Senar parte no navio de Aires, uma pirata prá lá de bonita e destemida, em busca do local do Mundo Submerso para negociar um tratado de ajuda ao Mundo Emerso.

Continuamos também acompanhando a vida de Nihal, que busca mostrar suas habilidades e tornar-se uma guerreira de primeira. Sendo a última de sua espécie (esta é uma longa história que merece ser lida e não contada), Nihal sofre discriminações por ser mulher e por ser um semi-elfo.

Somos apresentados a muitos novos personagens importantes: Ido, o gnomo e cavaleiro de dragão; Laio, amigo fiel de Nihal; Raven, o poderoso general supremo; e muitos outros, entre eles alguns vilões importantes para a história.

E na terceira história, “O Talismã do Poder”, acompanhamos a jornada de Nihal e Senar em busca de um poderoso amuleto élfico que pode ganhar a guerra contra o Tirano. Mas esta aventura pode custar, a saúde física e mental dos nossos heróis e pode também custar as suas vidas.

É um grande épico comparável ao Senhor dos Anéis (mas sem as línguas criadas por Tolkien). São personagens fortes, em busca de um ideal e da paz. É uma história bonita que questiona as guerras, os motivos e as desculpas de cada um para as atrocidades que cometem.

A autora criou uma terra não tão grandiosa quanto a Terra Média de Tolkien, mas igualmente interessante. Percebe-se claramente alguma influência da era Hiboriana e de Conan, o Bárbaro, e muito influência de Tolkien.

De leitura fácil e rápida (apesar dos livros não serem fininhos), é uma história de magia para ser lida por adolescentes ou adultos, e para ser contada às crianças.

Eu adorei, e já emendei e estou lendo “As Guerras do Mundo Emerso”, segunda trilogia da autora, passada na mesma terra. Para iniciar o Desafio Literário, eu realmente soube escolher. RECOMENDO!!!

As capas dos três livros são lindas, e me chamaram a atenção de cara. E o que eu esperava da história foi superado. Imaginava uma história mais infantil, mas me surpreendi com o estilo da Licia.


é minha nota para a história toda!!!
Grandes expectativas para "As Guerras do Mundo Emerso"

10 comentários:

Vivi disse...

Medéia, amiga, você não está para brincandeira, não, hein? Gostei de ver. Que sua animação contagie a todos. Ler é muito bom! A resenha está ótima! È perceptível o envolvimento afetivo com a obra. Parabéns!

Beijocas
Vivi

Larissa, Lara, Lalá, .... disse...

Medeia!!
Que espetaculo!!!! Gostei de tudo!!!! Parabens, isso e' que e' comecar o ano com pe' direito. Beijos

naomi . disse...

e pensar que tive a trilogia nas mãos e não comprei porque não tinha entendido as 3 trilogias. da próxima não escapa. valeu!

Karol Albuquerque disse...

Nunca tomei coragem pra comprar esses livros. Eu meio que acabei comparando com a série da Bússola de Ouro e aquela outra, dos Sete Signos da Luz. E como não curti essas duas, desisti de comprar as Crônicas do Mundo Emerso.

Mas como a sua resenha está apaixonante, acho que vou rever meus conceitos e lerei os livros.

;-)

disse...

Medéia!!
Gás total hein, garota?
Quem te superará nessa primeira etapa?
Mas, bacana mesmo é gostar e envolver com a narrativa da autora, os personagens...E isso você certamente conseguiu.
Parabéns pela resenha.
E nos vemos na net!!

Abs, Rê

Roberta Costa disse...

Essa série parece ser bem legal, muitas pessoas falam bem espero ler em breve.

Kycia disse...

Caraca, eu tava doida por uma resenha dessa trilogia, pq eu queria comprar, mas sempre ficava com um pé atrás. E agora, com a sua resenha - maravilhosa, por sinal - me empolguei completamente!! Na próxima compra, As Crônicas do Mundo Emerso ñ me escapam!!
Parabéns!

bjos

Kézia Lôbo disse...

Oooo NIhal é simplesmente uma heroina perfeita...
EU gostei da historia, mas o terceiro livro não me conquistou, e a busca pelos talismãs me lembra Harry pOtter e suas horcruxes! XD
Mas é uma otima leitura!!!

Mi Müller disse...

Báh eu terminei A garota da terra do vento, ontem e estou encantada com a história, muito legal! Comeceio hoje A missão de Senar e já estou adorando ;)
Tua resenha tripla ficou muito legal, parabéns!
estrelinhas coloridas...

Mahzinha disse...

Opa, adorei a resenha tripla e já inclui na minha lista de leitura. Obrigada.
Beijocas