12 de fev. de 2010

Coraline

Coraline - Neil Gaiman
Editora Rocco


Era uma vez...
Sou fã de Neil Gaiman desde Sandman e Orquídea Negra, na minha fase quadrinhos. Quando descobri seus livros, fui colecionando conforme meu bolso e a disponibilidade permitiam. Ele é muito bom transferindo mitologias para histórias que são ao mesmo tempo densas, engraçadas e cheias de esperança. Belas Maldições é meu livro preferido dele e me fez rir muito com o anticristo pré-adolescente ambientalista com um cachorro chamado Lúcifer.

Neil Gaiman

Coraline nunca me chamou muito a atenção porque era um livro curto, com pouco mais de 150 páginas, e que fugia um pouco do estilo de Gaiman, já que era um “conto de fadas moderno”. Então falou-se do filme (que ainda não vi), e a crítica foi muito boa. Ouvi de bons críticos a palavra “assustador”. Aí sim fiquei interessada.

Como eu sempre tenho muitos livros na minha lista de compras, Coraline foi ficando para depois, e depois, e depois... Foi então que o Desafio Literário me proporcionou a chance de, em Fevereiro de 2010, ler este assustador Conto de Fadas criado por Gaiman.
Coraline é a nossa heroína. Uma menina normal, ligeiramente entediada como todas as meninas muito ativas de sua idade. Mora com os pais em um casarão antigo que foi transformado em apartamentos para alugar. Seus pais trabalham em casa, mas estão sempre ocupados o que a deixa ainda mais entediada. Seus vizinhos são absolutamente malucos: duas velhas atrizes que falam de suas peças antigas e agem como se ainda estivessem sob as luzes de um teatro, e um velho pirado que acha que conversa com ratos que treina como se estivessem em um circo bizarro.

Para afastar o tédio, Coraline gosta de aventurar-se em explorações ao redor e dentro de casa. Adorei a idéia do pai da garota que a manda contar janelas, portas e tudo o que for azul. Depois de explorar toda casa e arredores, visitar os vizinhos, desenhar, contar e entediar-se ainda mais, ela descobre uma porta que dá em outra casa.
Uma casa em um mundo surreal que é exatamente igual a sua, com pais iguais aos seus (só que tem botões no lugar de olhos), vizinhos quase iguais aos seus e onde os ratos falam e o gato que circula pelo casarão também fala. A Outra Mãe e o Outro Pai (como são chamados) brincam com Coraline e a cercam de guloseimas e atenção. Sua Outra Mãe pede que fique com ela, mas com uma condição: trocar seus olhos por botões. Coraline então decide voltar para casa, deixando sua Outra Mãe desapontada.

Quando volta descobre então que seu Pai e sua Mãe estão desaparecidos. E então é que começa a parte mais assustadora da história.
Quer assustar uma criança? Leia Coraline para ela...
Quer assustar-se? Leia Coraline à noite, sozinha em casa e depois fique no escuro... J
Agora estou louca para ver o filme.

Esta é uma leitura rápida e muito, muito boa.
Trechinho de Coraline  para vocês:

- Então, o que devo fazer agora? – perguntou Coraline
O outro paiapontou para os lábios. Silêncio.
- Se você nem mesmo vai falar comigo – disse Coraline – , então vou explorar.
- É perda de tempo – disse o outro pai. – Não existe nenhum outro lugar a não ser aqui. Foi tudo o que ela fez: a casa, o terreno e as pessoas da casa. Ela fez e esperou. – Então ele pareceu constrangido e pôs o dedo à boca novamente, como se tivesse acabado de falar demais.

Este livro foi premiadíssimo e comparado até com Alice no País das Maravilhas. Recomendo e muito a leitura.

8 comentários:

Aline Maziero disse...

Medéia,
eu adorei Stardust do autor, q li para o desafio. E é bom saber que esta leituta te agradou, pois por sua resenha, me deu vontade de ler esse e continuar com os livros do autor. bkos

amgmontavon disse...

Já li e gostei. Mó sinistro kkkk

Kézia Lôbo disse...

Olhei o filme e achei legal, meio dark... O livro ta na minha lista faz tempo..
Adorei o post...
XD

Celsina disse...

Esse livro deve ser muitooo lindo, eu apenas vi ao filme e ameiii! =D
Coraline já está na minha lista para as próximas compras ^.^

Adorei o seu blog! Já estou seguindo. Tenho um que faço resenhas de livros, lançamentos e promoções: Uma Janela Secreta

http://umajanelasecreta.blogspot.com/


Beijos,
Cel.

Anônimo disse...

Ai .... estou louca para ler e ver Coraline!!!! Boa escolha. Beijos

Lori disse...

Ótima resenha parabéns quero ler livros desse autor fiquei curiosa....bjus elis

Vivi disse...

Estou louca para ler esse livro, mas ouvi dizer que dá medo de ir na cozinha e no banheiro de madrugada. Isso vai acabar com as minhas noites. O que faço? hehehhe
Medéia, arrasou com a resenha!

Beijocas

Daniela! disse...

AMO! Ainda não pude ler o livro (ganhei de natal do namorado), mas o filme é um dos meus favoritos. Amo Gaiman, ele é sensacional.

Beijos